quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Compra e venda de Cabelos?


Compra e venda de cabelos

Ter cabelos lindos e bem cuidados não significa simplesmente ‘ser vaidosa’, mas pode render uma boa grana, caso você tenha coragem de se desfazer das madeixas. Fábio Sobreira, proprietário da Mega Cabelos, em São Paulo, usou e abusou dessa ideia para montar o seu negócio.
Assim como outros profissionais, ele ganha dinheiro cortando os cabelos de uma para colocá-los em outra. "Fazemos diversos tipos de apliques, como rabos de cavalo, tic-tac, queratina, nó italiano, fio a fio e perucas", conta.
Segundo Fábio, as pessoas que o procuram são as mais variadas possíveis. "O público é bem diversificado. Entre sete e 50 anos, tanto mulheres quanto homens", afirma. O processo para o recolhimento dos fios é bem fácil. "Primeiro ele deve ser feito ao vivo. O cliente deve ir até a loja. Ninguém avalia cabelos por telefone", enfatiza Fábio.
Alguns requisitos básicos são levados em conta na hora de analisar a compra dos fios. "Analisamos o comprimento (o mínimo é de 30 centímetros), o tipo do cabelo (se é encaracolado, liso) e se ele está virgem (sem química alguma)", relata. O proprietário do salão conta que é muito raro o caso em que o cabelo tenha sofrido uma progressiva, por exemplo, e esteja bem tratado, forte o suficiente para ser colocado em outra cabeça.

E atenção quem tem os cabelos cacheados. Com a moda dos lisos, é muito raro um cabelo com cachos bem tratados, e que não tenha sofrido nenhum tipo de química (desde tingimentos até mesmo escovas progressivas). Por isso ele é bem mais cobiçado do que os outros tipos. "Os cacheados são os mais difíceis de achar atualmente, por isso, paga-se e vende-se mais caro", afirma Fábio.
Depois de escolhidos, vem o corte. "Eu gosto de separar mexa por mexa e ir amarrando e cortando em tufos pequenos", diz Fábio. Ele conta que muitos salões não fazem desse jeito, mas que, para ele, é bem mais fácil de manusear depois.

Após o corte, todas as mechas passam por um duplo processo de lavagem, daquelas convencionais mesmo e, depois, são hidratadas e podem ser utilizadas em outra cabeça. "O processo é bem simples. Se o cabelo já é bem cuidado, ele não precisa de muito mais do que isso. O cliente que receber os fios é que vai dar continuidade ao tratamento em casa", conta Fábio. Segundo o proprietário, os preços para cada tipo de cabelo variam muito, mas o mínimo é estimado em R$150 e pode chegar até R$400. Nada mal, não é mesmo?

Diferente do que muita gente pode pensar, não é só mulher que se interessa em vender o cabelão. O músico João Vítor de Amorin Neto passou um tempão cuidando das longas madeixas e agora quer cortá-las fora. O motivo? "Nenhum em especial", afirma o professor de música. Mas, com certeza, o calor escaldante que faz em Natal - onde mora - foi um dos fatores que contribuiu para que decidisse cortar os aproximados 30 centímetros de cachinhos. "Eu estou me sentindo sufocado nesse calor, com esse cabelo", completa.

Claro que depois de tanto cuidado, ele não iria simplesmente cortar os cabelos e deixá-los no chão de um salão qualquer. Então, porque não unir o útil ao agradável? "Vejo na venda uma oportunidade, assim não saio perdendo", encerra.
Por Tissiane Vicentin (MBPress)


sábado, 4 de agosto de 2012

10 MEDIDAS PARA TER UM CABELO CACHEADO DE DAR INVEJA

Hidratação profunda

Os cabelos crespos devem ser hidratados semanalmente. Aposte nos produtos à base de mameleuca ou derivados de silicone, colágeno e de elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, ceramidas e vitamina E, que repõem nutrientes e ajudam a unir as pontas duplas.

Beleza que vem do prato
Mantenha uma dieta equilibrada com muitas proteínas, vegetais frescos e água, para manter a vitalidade dos fios de cabelo. "Uma boa opção é investir, sem exagerar na dose, em frutas como o abacate, que são mais gordurosos e ajudam a manter a oleosidade dos fios".

Tesoura neles Um bom corte é uma das principais armas contra o volume dos fios. No caso dos cabelos crespos, ele ajuda a remover as pontas ressecadas e manter o penteado em dia. "Cada cabeleireiro tem sua técnica, mas todos concordam que o corte reto deve ser evitado. Com o cabelo todo no mesmo comprimento, o volume acumula-se nas pontas. O resultado é um corte triangular, com pouco volume na raiz e muito nas extremidades",.

Pintar pode? Nem toda tintura e tonalizante ressecam os cabelos crespos. Produtos de boa qualidade, por exemplo, até ajudam a deixá-los mais hidratados. "Esses produtos já vêem com hidratante e outras substâncias que deixam o cabelo mais macio e brilhoso".

Temperatura ambiente na cabeça
Lave os fios utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios. "O segredo para deixar o cabelo crespo bonito e saudável é hidratação. Não vai adiantar nada usar um bom creme e produtos adequados se você lavar com água quente. O s fios não vão e responder ao tratamento".

Massagem que traz brilho e maciez
Massageie o couro cabeludo durante a lavagem. Além de proporcionar uma melhor higienização dos fios, a massagem estimula a produção de sebo capilar que protege os cabelos.

Produtos para cabelos crespos Na hora da lavagem, o ideal é investir no xampu sem sal, específico para esse tipo de cabelo. Os cabelos submetidos a processos químicos podem utilizar uma linha de manutenção própria para fios crespos à base de óleo essencial de melaleuca que, além de ser um anti-séptico natural, restaura e equilibra a oleosidade dos cabelos.

Condicionador
O uso do condicionador é essencial, pois hidrata e anula a tensão eletrostática dos fios, que deixa os cabelos arrepiados quando secos. Utilizar o produto condicionante que compõe o kit específico de xampu sem sal é a maneira mais eficaz para manter a beleza dos cabelos. 

Modele as madeixas
Após aplicar o creme de pentear nos fios, deixe-os secar naturalmente e então, utilize produtos complementares como um gel hidratante e spray intensificador de brilho para ajudar a prevenir o ressecamento. "São produtos que protegem do ressecamento provocado pelas agressões do meio ambiente (vento, sol, etc.) e ajudam a reduzir o volume e a modelar".

Sem arrepios
Depois de secos e modelados, podem restar alguns fios arrepiados, por isso, use finalizadores como pomadas, ceras ou silicone para baixar o frizz. "Basta espalhar uma pequena dose do produto nas palmas das mãos e distribuir nos fios. Os movimentos devem ser suaves do comprimento em direção às pontas".